Regulamento Copa Sudoeste de Mountain Bike
art 1 - Poderão participar da Copa atletas da região Sudoeste ou não;
art 2 - É ato de desclassificação da Copa: informações falsas na hora da inscrição, cortar caminho ou agir de má fé contra os outros atletas, segurar ou atrapalhar atletas de outras equipes em prol da equipe.
art 3 - Não acatar qualquer decisão, tumultuar, e desrespeitar qualquer membro da organização. Qualquer dessas penalizações resulta em perca de pontos até expulsão da Copa e punição em 6 meses em qualquer evento promovido pela Copa Sudoeste de MTB;
art 4 - Obrigatório o uso de bicicletas de estilo mountain bike, capacete;
art 5 - Em caso de empate de pontuação, o 1º critério para desempate é o maior número de etapas disputadas na Copa, e o 2º a melhor colocação na última etapa.
art 6 - É permitida a troca de bicicletas durante o percurso, porém o atleta não pode percorrer o percurso com outra numeração a não ser a sua, nesse caso, o atleta deve retirar a sua placa que contêm o chip e leva consigo até a passagem pela cronometragem. Se o atleta passar pela cronometragem com placa numérica que não seja a sua será automaticamente desclassificado.
art 7 - A data base para cálculo da categoria é idade completa no dia 31 de Dezembro de 2024;
art 8 - Obrigatório subir ao pódio com o uniforme. É proibido subir ao pódio atletas sem camisa, descalço, ou com animais;
Caso o atleta não esteja presente durante a premiação na Etapa, um membro da equipe poderá receber a premiação em seu lugar.
art 9 - Só serão premiados ao final da Copa os atletas que estiverem presentes na Etapa.
art 10 - Caso o atleta mude de categoria, a pontuação começara zerada na nova categoria, mas caso ele não tenha faltado em nenhuma etapa.
art 11 - Os competidores das categorias duplas devem cruzar a linha de chegada juntos, não é permitido a passagem de somente um competidor, caso um integrante da dupla chegue primeiro ele terá de aguardar antes da passagem da cronometragam para validar o tempo. As duplas que passarem com diferença de 15 segundos serão excluídas da etapa, salvo em caso de problemas no funil de chegada, leitura de chip. Caso aconteça de duas (2) duplas passarem de forma separada, a primeira dupla que passar completa é o que vale pra critério de colocação.
art 12 - É proibido o tráfego de carro de apoio de atletas durante o percurso. É permitido somente o tráfego atrás da ambulância e carro de apoio da organização do evento, ou seja atrás do último competidor.
art 13 - É proibido o uso de guidão com clipe.
art 14 - Os atletas que não completarem o percurso somarão apenas 1 (um) ponto de participação no evento.
art 15 - Só serão aceito recursos com no prazo máximo de 48h do encerramento da etapa.
art 16 - Seguro atletas - Os atletas devidamente inscritos, e que tenham feito o preenchimento correto dos seus dados na ficha de inscrição contendo nome completo, data nascimento e cpf, terão direito ao seguro durante a prova caso ocorra algum acidente,que necessite de atendimento médico, sendo que o 1º atendimento será em hospital publico , lembrando que o seguro so cobrirá despesas médicas, ondontológicas e hospitalares, no valor de até 5 mil reais. Devendo ser pagas pelo solicitante, com as notas fiscais em seu nome ate o valor especificado, para posterior ressarcimento, em caso de morte ou invalidez no valor de 50 mil reais, desde que o atleta cumpra as exigências legais da seguradora.